La normalización universitaria en San Luis, entre lo visible y lo decible (1984-1986)
DOI:
https://doi.org/10.51438/2313-9277.2023.24.2.e009Palavras-chave:
Universidade, normalização, abertura democrática, memóriaResumo
O trabalho se propõe a explorar o processo de normalização universitária e reconstrução democrática ocorrido na Universidade Nacional de San Luis (UNSL), durante os anos de 1984 a 1986, quando ocorreram as eleições por assembléia. Analisar este caso em condições históricas que deixaram para trás aqueles anos de obscurantismo e dor das marcas indeléveis da última ditadura cívico-militar argentina, adquire um significado e interpretação únicos 40 anos após a reconstrução democrática. Isso nos obriga a testemunhar as configurações políticas que se colocaram em jogo, as condições que operaram para a instalação de um novo marco institucional diante das diversas tendências e possibilidades de invenção democrática que se experimentaram na Argentina durante esses primeiros anos.
As práticas universitárias sofreram o percurso de tensões e contradições que afetaram o visível e o dizível diante das singularidades que os processos de memória foram adquirindo no interior do país. Analisaremos as ações que a UNSL empreendeu no âmbito da Lei nº 23.068 de normalização universitária e o conjunto de regulamentos e comissões de trabalho que desempenharam um papel central, entre os quais a reinserção de alunos, professores e não professores que foram demitidos pela Lei da Dispensabilidade e os responsáveis pela elaboração dos relatórios referentes à intervenção da universidade.
Iremos ao levantamento de fontes realizado no Arquivo Histórico e Documental da UNSL que possibilitou formar um corpus de material inédito recuperado e sistematizado para este trabalho.
Downloads
Referências
Abdolatiff, S. et al. (2021). Nosotras en Libertad. Disponible en [https://bit.ly/3sujHHr], consultado el 6 de junio de 2023.
Agamben, G. (2000). Lo que queda de Auschwitz. El archivo y el testigo. España: Editorial Pre-textos
Arendt, H. (2005). De la historia a la acción. Buenos Aires: Paidós.
Arias, G. (1995). “Creación de la Universidad de San Luis (1973-1995)”. En Klappenbach, H.; Marincevic, J. et al. San Luis: Editorial Universitaria San Luis, pp. 183-224.
Cano, D. (1987). “El sistema educativo en la transición democrática: la educación superior”. En, Aguinis, M.; Braslavsky, B. et al. Educación Argentina. Tandil: Universidad Nacional del Centro de Graduados, pp.147-160.
Castillo, G. (2019). “Reinstitucionalización de la investigación científica en la Universidad Nacional de San Juan durante la recuperación democrática argentina (1983-1989)”. En Dos puntas, número 20, pp. 56-83.
Crenzel, E. (2008). La Historia política del Nunca Más. La memoria de las desapariciones en la argentina. Buenos Aires: Siglo XXI editores.
Deleuze, G. (2013). El saber curso sobre Foucault. Tomo I. Buenos Aires: Editorial Cactus.
Foucault, M. (1985). Saber y verdad. Madrid: La Piqueta.
Foucault, M. (1985). “Método”. En Terán, O. Michel Foucault. El discurso del poder. Buenos Aires: Folio.
Foucault, M. (1992). “Verdad y poder”. En Foucault M. Microfísica del Poder. Madrid: La Piqueta.
Franco, M. (2015). “La ‘teoría de los dos demonios’ en la primera etapa de la posdictadura”. En Feld, C. y Franco, M. (directoras). Democracia, hora cero. Actores, políticas y debates en los inicios de la posdictadura. Buenos Aires: FCE, pp. 23-80.
Galará, D. (2009). Rehenes de nuestros sueños. San Luis: Nueva Editorial Universitaria.
Lázaro Jam, S. (2016). “La ‘normalización’ democrática en la Universidad Nacional de Cuyo: alcances y límites de una renovación académica”. En IRICE, número 30, pp. 125-151, disponible en [https://bit.ly/3Rye7xB].
Lusich, I. (1984). “Palabras”. En Revista Punto de Partida. Hacia una universidad democrática, año 1, junio, pp. 12-14.
Pérez Lindo, A. (1985). Universidad, política y sociedad. Buenos Aires: Eudeba.
Picco, E. (1986). “Presentación”. En Revista Proyección, número 1, p. 12.
Primo, L. (1947). Si esto es un hombre. Barcelona: Ediciones península.
Riveros, S. E. (2023). Nunca Más en la UNSL. San Luis: Nueva editorial universitaria.
Semprún, J. (1998). La escritura o la vida. Madrid: Tusquets.
Sonderéguer, M. (2016). “Presentación”. En Sonderéguer, M. y Kaufmann, A. (compiladores). Memoria y Derechos Humanos. Buenos Aires: Editorial UNQ.
Fuentes documentales
Anteproyecto de Estatuto de la UNSL, 4 de junio de 1984.
Ley de Prescindibilidad (1976), N° 21.400.
Ley de Normalización universitaria (1984), N° 23.068.
Decreto Presidencial (1984), N° 96.
Colavita, P. (1998). Discurso, inédito (s. e.).
UNSL. Memoria de Gestión (1986).
UNSL. Resolución Rectoral N° 223/76.
UNSL. Resolución Rectoral N° 66/84.
UNSL. Resolución Rectoral N° 67/84.
UNSL. Resolución Rectoral N° 111/84.
UNSL. Resolución Rectoral N° 220/84.
UNSL. Resolución Rectoral N° 261/84.
UNSL. Resolución Rectoral N° 268/84.
UNSL. Resolución Rectoral N° 473/84.
UNSL. Resolución Rectoral N° 495/84.
UNSL. Resolución Consejo Superior N° 687/88.
UNSL. Ordenanza Rectoral N° 1/85.
UNSL. Ordenanza Rectoral N° 3/85.
UNSL. Ordenanza Rectoral N° 17/85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anuario de Historia de la Educación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.