https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/issue/feed Historia de la Educación. Anuario 2022-11-15T19:12:02-03:00 Open Journal Systems <p>Revista de la Sociedad Argentina de Investigación y Enseñanza en Historia de la Educación (SAIEHE) -ex Sociedad Argentina de Historia de la Educación (SAHE).</p> <p> </p> https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/280 Ensayar, editar, educar 2022-11-13T23:48:25-03:00 Liliana Weinberg weinberg@unam.mx <p>-</p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/276 Levoratti, A. (2021). La formación de los profesores de Educación Física en Argentina: actores y sentidos en disputa 1990-2015. 1 a edición. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 234 pp., ISBN 978-987-558-769-4 2022-11-13T23:24:53-03:00 Cristian David Rodríguez Piñero cristian.rodpi@hotmail.com <p>-</p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/278 Riveros, S. (comp.) (2021). Historia de la educación argentina reciente: memoria, enseñanzas e investigaciones. 1 ra edición. San Luis: Nueva Editorial Universitaria, UNSL, 290 pp., ISBN 978-987-733-300-8 2022-11-13T23:43:51-03:00 Gabriela Cruder gcruder@yahoo.com.ar <p>-</p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/279 “Una mirada genealógica en las Prácticas Educativas Inclusivas al interior de la formación docente. Su efecto en el Instituto de Formación Docente Continua San Luis (1993-2004)”. María Martha Garro 2022-11-13T23:45:43-03:00 María Soledad Martínez martinezmariasoledad91@gmail.com <p>-</p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/277 Reseña de las IV Jornadas Académicas HEAR/2022 Historia de la Educación Argentina Reciente: Investigaciones y Enseñanzas. Universidad Nacional de La Plata, Argentina, 10 y 11 de marzo de 2022 2022-11-13T23:40:50-03:00 Eduardo Díaz de Guijarro ediazdeguijarro@gmail.com <p>-</p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/303 Legar 2022-11-15T00:44:11-03:00 Eduardo Galak eduardogalak@gmail.com Ana Abramowski aabramowski@gmail.com <p>-</p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/275 La participación de maestros en la recopilación de tradiciones y saberes populares: la Encuesta Nacional de Folklore de Argentina (1921) 2022-11-13T23:21:41-03:00 Ana Carolina Arias anacarolinaarias@yahoo.com.ar <p>E<span class="fontstyle0">ste trabajo analiza el papel de los maestros en la recopilación de información sobre tradiciones y saberes populares en el marco de la </span><span class="fontstyle2">Encuesta Nacional de Folklore</span> <span class="fontstyle0">de 1921. Esta fue impulsada por el Consejo Nacional de Educación e implementado a través de las llamadas Escuelas </span><span class="fontstyle2">Láinez</span><span class="fontstyle0">. En particular, se examinan las instrucciones y los registros producidos a partir de esta </span><span class="fontstyle2">Encuesta</span><span class="fontstyle0">, lo que permite observar de qué forma el sistema educativo nacional constituyó un espacio para reunir información a gran escala desde las localidades más remotas del país, movilizando cantidades significativas de colaboradores distribuidos en distintas regiones. Como se intenta mostrar en este trabajo, los maestros cumplieron un papel fundamental en el acopio y organización de datos en los lugares donde trabajaban, participando en redes de intercambio y provisión de información a nivel nacional. Esto, además, permite tener en cuenta otra faceta de las actividades de los docentes, más allá del trabajo áulico.</span></p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/272 A vida e a escolarização das crianças cuiabanas no Estado Novo (1937-1945) 2022-11-11T17:56:59-03:00 Elizabeth Figueiredo de Sá elizabethfsa1@gmail.com Francine Suélen Assis Leite ranassisleite91@gmail.com <p><span id="page581R_mcid6" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 179.041px; top: 295.889px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01337);" role="presentation">Pesquisar a escolarização da infância é dar destaque para as</span> <span dir="ltr" style="left: 179.041px; top: 320.12px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.987058);" role="presentation">crianças e suas vivências, suas escolas e o ensino ofertado a</span> <span dir="ltr" style="left: 179.041px; top: 344.351px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.949457);" role="presentation">elas.</span> <span dir="ltr" style="left: 223.644px; top: 344.351px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.975731);" role="presentation">Assim,</span> <span dir="ltr" style="left: 286.645px; top: 344.351px; font-size: 17.949px; font-family: serif;" role="presentation">o</span> <span dir="ltr" style="left: 309.62px; top: 344.351px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01779);" role="presentation">presente</span> <span dir="ltr" style="left: 384.288px; top: 344.351px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01432);" role="presentation">artigo</span> <span dir="ltr" style="left: 440.558px; top: 344.351px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.03161);" role="presentation">pretende</span> <span dir="ltr" style="left: 518.097px; top: 344.351px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.00553);" role="presentation">analisar</span> <span dir="ltr" style="left: 588.009px; top: 344.351px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.968885);" role="presentation">as</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 368.582px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.986619);" role="presentation">representações dos intelectuais e governantes sobre a escolarização</span><br role="presentation"><span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 392.724px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.0212);" role="presentation">da infância cuiabana durante o governo de Júlio Müller em Mato</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 416.955px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.993573);" role="presentation">Grosso,</span> <span dir="ltr" style="left: 193.759px; top: 416.955px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.05592);" role="presentation">no</span> <span dir="ltr" style="left: 224.272px; top: 416.955px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.02846);" role="presentation">período</span> <span dir="ltr" style="left: 292.12px; top: 416.955px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.04091);" role="presentation">do</span> <span dir="ltr" style="left: 322.274px; top: 416.955px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.999752);" role="presentation">Estado</span> <span dir="ltr" style="left: 382.582px; top: 416.955px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.004);" role="presentation">Novo</span> <span dir="ltr" style="left: 434.096px; top: 416.955px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.977871);" role="presentation">(1937-1945)</span> <span dir="ltr" style="left: 533.264px; top: 416.955px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.02263);" role="presentation">buscando</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 441.186px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01362);" role="presentation">perceber como tais representações se materializaram nos projetos</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 465.417px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.982401);" role="presentation">e práticas educacionais. Para tanto, foram analisadas as legislações,</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 489.648px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.00564);" role="presentation">relatórios,</span> <span dir="ltr" style="left: 214.939px; top: 489.648px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.00353);" role="presentation">mensagens</span> <span dir="ltr" style="left: 309.081px; top: 489.648px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01355);" role="presentation">dos</span> <span dir="ltr" style="left: 349.377px; top: 489.648px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.00674);" role="presentation">governantes</span> <span dir="ltr" style="left: 451.686px; top: 489.648px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.00182);" role="presentation">disponibilizadas</span> <span dir="ltr" style="left: 583.523px; top: 489.648px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.05592);" role="presentation">no</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 513.789px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.004);" role="presentation">Arquivo</span> <span dir="ltr" style="left: 202.734px; top: 513.789px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.00359);" role="presentation">Público</span> <span dir="ltr" style="left: 273.183px; top: 513.789px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01228);" role="presentation">de</span> <span dir="ltr" style="left: 305.671px; top: 513.789px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01629);" role="presentation">Mato</span> <span dir="ltr" style="left: 359.608px; top: 513.789px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.995195);" role="presentation">Grosso,</span> <span dir="ltr" style="left: 430.147px; top: 513.789px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01879);" role="presentation">bem</span> <span dir="ltr" style="left: 477.084px; top: 513.789px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01976);" role="presentation">como</span> <span dir="ltr" style="left: 533.174px; top: 513.789px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.968885);" role="presentation">as</span> <span dir="ltr" style="left: 563.059px; top: 513.789px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01459);" role="presentation">obras</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 538.021px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.03238);" role="presentation">memorialísticas, que auxiliaram na percepção da cultura infantil</span></span> <span id="page581R_mcid12" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 131.566px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.0642);" role="presentation">cuiabana. O texto foi organizado contemplando o cotidiano da</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 155.797px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.982651);" role="presentation">criança cuiabana, visando compreender o público alvo das políticas</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 180.028px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.06929);" role="presentation">educacionais para, em seguida, tratar sobre as modalidades de</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 204.259px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.04466);" role="presentation">educação primária na capital mato-grossense. Constatou-se que</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 228.401px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.985629);" role="presentation">nem todas as crianças cuiabanas tinham acesso à escolarização e as</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 252.632px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.07091);" role="presentation">que tinham acesso, não representavam garantia de passar pelo</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 276.863px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.997389);" role="presentation">mesmo processo de educação escolar.</span></span></p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/274 Memórias de ex-alunos(as) do Internato da Escola Normal Evangélica em São Leopoldo/RS 2022-11-13T23:07:04-03:00 Estela Denise Schütz Brito schutzbrito@gmail.com Luciane Sgarbi S. Grazziotin lsgarbi@unisinos.br <p><span id="page400R_mcid9" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 193.31px; top: 411.211px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.04874);" role="presentation">A partir da narrativa de memória de seis ex-alunos(as), o</span> <span dir="ltr" style="left: 189.272px; top: 435.442px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.05918);" role="presentation">estudo investiga as práticas cotidianas de um internato</span> <span dir="ltr" style="left: 189.272px; top: 459.584px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.05459);" role="presentation">evangélico e analisa seus elementos da cultura escolar,</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 483.815px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.989926);" role="presentation">entre os anos de 1950 e 1966. Tem como objeto de estudo a&nbsp; Escola</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 508.046px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.05879);" role="presentation">Normal Evangélica (ENE), que localizava-se na cidade de São</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 532.277px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.04928);" role="presentation">Leopoldo/RS. Para isso, utilizou-se da metodologia da História</span></span> <span id="page400R_mcid17" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 131.566px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.03884);" role="presentation">Oral, a partir dos estudos de Paul Thompson (1992), Marieta de</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 155.797px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01347);" role="presentation">Moraes Ferreira, Janaína Amado (1998) e Ecléa Bosi (1987), que</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 180.028px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.10391);" role="presentation">entendem a memória como documento. As narrativas foram</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 204.259px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.976357);" role="presentation">analisadas com base nos estudos Maurice Halbwachs (2003), Roger</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 228.401px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.09279);" role="presentation">Chartier (1987, 1991, 2011) e Michel de Certeau (2014). Foi</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 252.632px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.06715);" role="presentation">possível compreender que as representações dos entrevistados</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 276.863px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.04268);" role="presentation">recompõem o tempo e o espaço do Internato a partir de práticas</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 301.094px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01018);" role="presentation">que envolviam a mente, o corpo, a arte e a fé. Tais representações</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 325.325px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.980453);" role="presentation">abarcam, assim, a cultura escolar gerada nessa instituição de ensino</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 349.467px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.022);" role="presentation">dentro do período estudado.</span></span></p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/273 Diferenciación y flexibilización de la secundaria para jóvenes y adultos durante las décadas de 1970-1980 en Argentina y la provincia de Buenos Aires 2022-11-13T23:00:47-03:00 Julián Olivares olivares.julian.90@gmail.com <p>C<span class="fontstyle0">on más de medio siglo de vida, la educación secundaria para jóvenes y adultos ha tenido un importante crecimiento en Argentina en la historia reciente. En este sentido, al igual que ocurre en general con el resto del sistema educativo, es común que las investigaciones señalen que su evolución fue afectada por la diferenciación educativa durante la década de 1990 y por la expansión de políticas de flexibilización de los formatos escolares durante el siglo XXI. Sin embargo, menos observados han sido estos fenómenos durante las décadas de 1970 y</span> <span class="fontstyle0">1980. Por consiguiente, este artículo tiene como objetivo analizar la existencia de procesos de diferenciación y flexibilización educativa durante los setenta y los ochenta en la educación secundaria de jóvenes y adultos en Argentina y, en particular, en la provincia de Buenos Aires. Para ello, se emplea un enfoque cualitativo, apelando a fuentes primarias y secundarias para explorar, desde una perspectiva cronológica, los cambios y continuidades en la evolución histórica de las ofertas del secundario de la modalidad en esos años. La hipótesis sostenida es que el desenvolvimiento del nivel medio para jóvenes y adultos durante esas décadas se produjo a través de la creación de propuestas de escolarización que se basaron en cierto grado en la flexibilización de los formatos escolares de la secundaria común (pero sin dejarlos de lado por completo), lo que implicó una diferenciación de éstas respecto de la escuela media tradicional pero también respecto de las&nbsp; diversas ofertas de la modalidad.</span> </p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario https://www.saiehe.org.ar/anuario/revista/article/view/271 Da ilustração à história de educação profissional: o uso de imagens no livro História do ensino industrial no Brasil 2022-11-11T17:44:00-03:00 Olivia Morais de Medeiros Neta olivianeta@gmail.com Maria Ciavatta maria.ciavatta@gmail.com <p><span id="page658R_mcid8" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 195.016px; top: 386.711px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.977865);" role="presentation">Neste</span> <span dir="ltr" style="left: 245.542px; top: 386.711px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01932);" role="presentation">trabalho,</span> <span dir="ltr" style="left: 333.313px; top: 386.711px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.03163);" role="presentation">tratamos</span> <span dir="ltr" style="left: 420.275px; top: 386.711px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.01228);" role="presentation">de</span> <span dir="ltr" style="left: 460.661px; top: 386.711px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.9985);" role="presentation">questões</span> <span dir="ltr" style="left: 545.649px; top: 386.711px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.02);" role="presentation">teórico-</span><span dir="ltr" style="left: 195.016px; top: 410.942px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.999573);" role="presentation">metodológicas</span> <span dir="ltr" style="left: 316.62px; top: 410.942px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.02712);" role="presentation">da</span> <span dir="ltr" style="left: 351.082px; top: 410.942px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.997628);" role="presentation">pesquisa</span> <span dir="ltr" style="left: 429.788px; top: 410.942px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.999515);" role="presentation">histórica:</span> <span dir="ltr" style="left: 513.61px; top: 410.942px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.03694);" role="presentation">documento-</span><span dir="ltr" style="left: 195.016px; top: 435.173px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.04331);" role="presentation">monumento,</span> <span dir="ltr" style="left: 308.274px; top: 435.173px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.00688);" role="presentation">objeto</span> <span dir="ltr" style="left: 372.441px; top: 435.173px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.990725);" role="presentation">fotográfico</span> <span dir="ltr" style="left: 470.443px; top: 435.173px; font-size: 17.949px; font-family: serif;" role="presentation">e</span> <span dir="ltr" style="left: 497.187px; top: 435.173px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.00514);" role="presentation">mediação</span> <span dir="ltr" style="left: 585.406px; top: 435.173px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.00698);" role="presentation">ao</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 459.584px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.997721);" role="presentation">analisarmos o uso das imagens na</span> <span dir="ltr" style="left: 373.339px; top: 459.584px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.995231);" role="presentation">História do Ensino Industrial no</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 483.994px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.960535);" role="presentation">Brasil</span> <span dir="ltr" style="left: 175.451px; top: 483.994px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.05848);" role="presentation">de Celso Suckow da Fonseca, a partir da análise método</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 508.315px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.02573);" role="presentation">histórico na acepção de Rüsen (2015). Constitui-se como fonte a</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 532.726px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.02965);" role="presentation">obra</span> <span dir="ltr" style="left: 167.643px; top: 532.726px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.05334);" role="presentation">História do Ensino Industrial no Brasil</span><span dir="ltr" style="left: 460.032px; top: 532.726px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.09165);" role="presentation">, sendo o primeiro</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 556.957px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.0839);" role="presentation">volume publicado em 1961 e constituído por 15 capítulos e o</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 581.188px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.03571);" role="presentation">segundo volume, publicado em 1962, formado por 23 capítulos,</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 605.329px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.09149);" role="presentation">totalizando 38 capítulos e a bibliografia. As imagens na obra</span> <span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 629.561px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.04037);" role="presentation">apresentam tipos distintos que variam entre gravuras, desenhos, </span><span dir="ltr" style="left: 127.258px; top: 653.971px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.994834);" role="presentation">fotografias, gráficos e organogramas, entre outros. No</span> <span dir="ltr" style="left: 516.931px; top: 653.971px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.955796);" role="presentation">volume 1</span> <span dir="ltr" style="left: 585.047px; top: 653.971px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.02712);" role="presentation">da <span id="page658R_mcid16" class="markedContent"><span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 131.745px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.988421);" role="presentation">obra, a maioria das imagens utilizadas são desenhos e, no</span> <span dir="ltr" style="left: 1066.44px; top: 131.745px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(0.954462);" role="presentation">volume 2</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 156.066px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.09767);" role="presentation">predomina o uso de fotografias. A partir do mapeamento, da</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 180.208px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.03454);" role="presentation">categorização e da análise das imagens, ressaltamos que os usos</span> <span dir="ltr" style="left: 655.407px; top: 204.439px; font-size: 17.949px; font-family: serif; transform: scaleX(1.00174);" role="presentation">destas ilustram ideias e temas abordados na obra.</span></span><br></span></span></p> 2022-11-15T00:00:00-03:00 Derechos de autor 2022 Historia de la Educación. Anuario